Ônibus poderão ter que aceitar pagamento por cartões de débito e crédito no RJ
- Portal Notícias
- 24 de fev.
- 1 min de leitura

Ônibus e outros transportes públicos poderão ter que aceitar o pagamento das passagens em cartão de débito ou crédito nos aparelhos de bilhetagem eletrônica, através da aproximação. É o que determina o PL 4811/2025, que está sendo analisado pelos deputados da Alerj.
O texto garante que mesmo que o passageiro dos opte pelo pagamento por cartão de crédito ou débito os benefícios referentes ao bilhete único sejam mantidos de maneira a não prejudicar os usuários já cadastrados.
"Não é mais aceitável um turista por exemplo que não conhece o nosso sistema de bilhetagem eletrônica, ter de comprar vários tipos de cartões para pagamento em máquinas de bilhetagem eletrônica de suas passagens. Além de que na rua os passageiros ficam expostos a terem de abrir bolsas e carteiras para compra de cartões de passagem, sendo pior ainda, quando há créditos que não podem ser utilizados e ficam retidos nestes cartões de bilhetagem. Ressalte-se que o presente projeto é uma opção e neste sentido, muito se ganharia em agilidade e segurança em cada modalidade de transportes nos municípios", argumenta Dionísio Lins (PP), autor da proposta.
O deputado lembra que o pagamento através de cartões de crédito e débito já é realidade em outros estados, mas no Rio só é aceito em algumas modalidades, obrigando usuários a comprarem, baixarem aplicativos, recarregarem e até mesmo, terem vários cartões de pagamento de passagens.
"Numa era avançada e repleta de facilidades, este projeto certamente vai ao encontro dos anseios da sociedade", completa.
Comentarios