top of page

Prefeitura reduz cargos de pasta que cuida da transparência e cria novos para aliados políticos

A determinação do prefeito Eduardo Paes (PSD) reduziu o quadro de funcionários da secretaria que cuida da transparência dos atos públicos. Ao todo, 40 cargos foram remanejados para um setor sem vínculo com secretarias, ligados diretamente ao prefeito.

Sede da Prefeitura do Rio de Janeiro. Crédito: Wimimedia.

Fonte: G1


A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu reorganizar cargos de sua estrutura de governo. As mudanças passam pela redução do número de cargos de uma nova pasta do poder executivo, responsável por cuidar da transparência de atos públicos.


A decisão do prefeito Eduardo Paes (PSD) também cria postos de trabalho em um núcleo que abriga aliados políticos. Ao todo, 40 cargos foram remanejados para o setor sem vínculo com secretarias, ligados diretamente ao prefeito.


As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do município, na última quinta-feira (31). A prefeitura mudou o nome da Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública para Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados.


Segundo um levantamento feito pelo vereador Pedro Duarte (Novo), a movimentação diminuiu o número de funcionários da pasta. A antiga estrutura tinha 76 profissionais, enquanto a nova ficou com 25.


Também foi criada a Subsecretaria de Transformação Digital, órgão ligado à Casa Civil, com mais 27 cargos. No total, a nova estrutura tem 24 funcionários a menos.


Além disso, outros 40 cargos foram remanejados para um setor sem vínculo com secretarias, ligados diretamente ao prefeito.


No mesmo decreto, a prefeitura aproveitou para criar mais 15 cargos novos. Os servidores vão atender ao chamado Núcleo de Apoio Operacional.


Aliados com cargo


Até o momento não ficou muito claro qual a função desse núcleo, mas o RJ2 apurou que alguns dos nomeados são aliados políticos do prefeito.


Luiz Roberto de Souza Pereira, o Luiz Bibão, que disputou o cargo de deputado estadual na última eleição pelo PMN, é um dos aliados que ganharam um cargo.


O mesmo aconteceu com o ex-deputado Wanderson Nogueira (PDT). Depois de uma conversa no mês passado com o deputado Pedro Paulo, que também é vice-presidente do partido do prefeito, Wanderson escreveu em uma rede social se referindo as próximas eleições:


"2024 é logo ali", escreveu o ex-parlamentar.


O que diz a prefeitura


Em nota, a Prefeitura do Rio informou que a Secretaria de Integridade é comandada pelo procurador Rodrigo Henrique Corrêa, que já integrou a Comissão de Dados da OAB.


Segundo a nota, dessa forma a prefeitura reafirma a integridade, transparência e proteção de dados da administração municipal.

Comments


bottom of page