Paes aumenta número de secretarias para acomodar aliados visando eleições de 2026
- Portal Notícias
- 1 de jan.
- 2 min de leitura

O prefeito Eduardo Paes (PSD) começou nesta quarta (1º) seu novo mandato aumentando o número de secretarias para acomodar seus aliados políticos. Embora negue se lançar candiato, ele já estaria visando as eleições de 2026 pra governador. A criação de quatro novas pastas e 34 cargos foi publicada no Diário Oficial.
O prefeito afirma que não haverá aumento de despesas. Também não haverá mágica. Paes mirou mais uma vez no funcionalismo público, prometendo fazer corte de pelo menos 30% nas gratificações distribuídas aos servidores da administração direta e indireta da cidade, além de reduzir também o percentual de gratificação de cargos de confiança de menor expressão. Em 2021, Paes cortou as gratificações em 50%.
Com a criação das novas pastas, o número de secretarias passou de 30 para 34, um recorde. As novas pastas são: Direitos Humanos e Igualdade Racial; Proteção e Defesa do Consumidor; Desenvolvimento Urbano e Projetos Estratégicos. O prefeito também criou 5 novas subprefeituras: a do Centro e Centro Histórico; a dos Grandes Complexos; e as da Zona Oeste l, da Zona Oeste II e da Zona Oeste III.
Assumem as novas pastas Adilson Pires (Direitos Humanos e Igualdade Racial); João Vitor Pires (Proteção e Defesa do Consumidor); Gustavo Guerrante (Desenvolvimento Urbano) e Maria Silvia Bastos Marques (Projetos Estratégicos).
Adilson já foi vice-prefeito do Rio de Janeiro e, na gestão atual, ocupou a Secretaria de Assistência Social.
João Vitor Pires, que Já trabalhava na equipe do secretário Renan Ferreirinha (Educação), foi candidato a vereador por São Gonçalo, mas não conseguir votos suficientes para ser eleito.
Silvia Bastos Marques, na administração pública já presidiu a Empresa Olímpica Municipal do Rio de Janeiro, foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e secretária municipal de Fazenda do Rio.
Gustavo Guerrante já presidiu a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), responsável pela gestão da Operação Urbana Consorciada do Porto Maravilha, além de liderar a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar).
Comments