MDB faz bonito durante a Cúpula da Amazônia
- Portal Notícias
- 14 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
O governador Helder Barbalho (PA), e o deputado federal Otoni de Paula (RJ), foram alguns dos grandes protagonistas do evento que aconteceu em Belém e reuniu lideranças políticas de diversos países.

Por Lucinda Ulhoa
A Cúpula da Amazônia reuniu, no início dessa semana, em Belém (PA), chefes de Estado dos países signatários da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), além de inúmeras lideranças políticas e também da iniciativa privada. O encontro foi uma espécie de prévia para a COP 30, principal evento da Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar de questões climáticas. Inclusive, a edição de 2025 também acontecerá em Belém.
O MDB fez bonito e protagonizou diversos momentos através da participação marcante de seus parlamentares. O grande anfitrião do encontro foi o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB/PA), reconhecido por promover a “boa gestão ambiental”. Barbalho usou seu momento de fala para defender a exploração da floresta com conservação da biodiversidade.
Outro parlamentar da sigla que é feroz defensor da economia sustentável é o deputado federal Otoni De Paula (MDB/RJ). Presente no evento, o parlamentar aproveitou o momento para reforçar que “podemos criar uma economia sustentável, que traga dignidade aos nossos povos e preserve a natureza!”
Otoni surpreendeu positivamente ao sugerir ao Senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente do Parlamento Amazônico, que a Carta de Belém, assinada por mais de 20 prefeitos e prefeitas de cidades da Amazônia e principal documento apresentado no evento, seja entregue por todos os membros presentes aos chefes de Estado. O objetivo, segundo Otoni, é mostrar o simbolismo e a força dos parlamentares que representam diversos povos, e estão realmente preocupados e comprometidos com a Amazônia.
O parlamentar ainda sugeriu o nome do secretário especial de Assuntos Parlamentares, Valmir Prascidelli, também presente no evento, como interlocutor do trabalho junto ao ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao presidente Lula, a fim de garantir o sucesso da ação sugerida e acatada de pronto por Trad.
Comments