top of page

Governo do Estado fortalece medidas de combate à dengue

Durante a primeira reunião na Sala de Situação da Dengue várias medidas foram definidas na mobilização para combater a doença
Durante a primeira reunião na Sala de Situação da Dengue várias medidas foram definidas na mobilização para combater a doença

Profissionais das 27 UPAS estaduais vão intensificar a busca por sintomas da dengue nos pacientes e as grávidas diagnosticadas serão encaminhadas ao atendimento do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS). As medidas fazem parte da mobilização do Governo do Estado no combate à doença, que foram definidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), durante reunião da Sala de Situação da Dengue. A Sala de Situação é um colegiado formado por vários gestores da secretaria que tem por objetivo implementar medidas para fortalecer a capacidade de resposta do estado frente à doença.

 

Em 2025 já foram registrados 2.105 casos prováveis de dengue, 140 internações e uma morte. "Mesmo não tendo um quadro de epidemia, como ocorreu no ano passado, o Governo do Estado está tomando medidas e ampliando a informação que serve de alerta à toda sociedade. Juntos podemos impedir o crescimento da dengue no estado", afirma o governador Cláudio Castro.


Referência no atendimento a pacientes com doenças infecto parasitárias, sobretudo meningites, leptospirose, tétano, dengue e raiva, o IEISS, que funciona em parceria com o Hospital dos Servidores, no Centro do Rio, será a unidade dedicada ao atendimento às gestantes com dengue. O instituto abrigará o Centro de Referência para Tratamento das Grávidas, como aconteceu na epidemia do ano passado, reforçando a importância da avaliação materno-infantil de forma precoce, propondo ações preventivas à enfermidade e evitando o agravamento da doença.

コメント


bottom of page