top of page

Governo do estado do Rio decreta luto de 3 dias no RJ pela morte do Papa Francisco


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Enquanto exerce interinamente o governo do Rio, Rodrigo Bacellar decretou luto oficial de três dias nesta segunda-feira (21) pela morte do papa Francisco. A medida, publicada no Diário Oficial do Executivo, homenageia Jorge Mario Bergoglio, o primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica.


No decreto, Bacellar ressalta o impacto do papado de Francisco ao longo de 12 anos, com ênfase na defesa dos pobres, no combate à desigualdade e na inclusão de pautas sociais no discurso da Igreja. Ao longo do pontificado, o argentino jesuíta modernizou o discurso da Igreja e não hesitou em incluir temas sociais na pauta do Vaticano.


O texto também destaca o simbolismo da escolha do nome em referência a São Francisco de Assis e que os sentimentos de tristeza e luto são compartilhados por todo o povo católico com o seu falecimento. “Seu legado ultrapassa as fronteiras da fé. Francisco falou ao povo e para o povo”, afirmou.


Em suas redes, Bacellar já havia destacado “a simplicidade, coragem e compromisso com os mais humildes do Papa Francisco”.



Comments


bottom of page