top of page

Faperj participa do Rio Innovation Week com programação reforçada

Em seu estande, a fundação oferece pitches, consultorias e rodas de conversa com especialistas em diferentes áreas do empreendedorismo e da inovação.

Presidente da Faperj, Jeferson Lima Silva apresenta o programa Doutor Empreendedor durante a Rio Innovation Week 2023. Foto: divulgação.

Por Redação


A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj, que participa da Rio Innovation Week desde a primeira edição do evento, levou desta vez uma programação reforçada, que inclui palestras, rodas de bate-papo e apresentações com pesquisadores e empreendedores que recebem apoio da Fundação para a realização de suas pesquisas em laboratórios de instituições de ciência e tecnologia e empresas.

Nesses dias do evento, acontecem pitches com vários convidados aprovados na última edição do “Doutor Empreendedor”, edital de fomento à transformação de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação conduzidos por doutores residentes no Estado do Rio de Janeiro em empreendimentos indicadores baseados em conhecimento científico e/ou tecnológico. O demoday conta com a apresentação de 22 contemplados.

Ao todo, 38 palestrantes selecionados em diversos programas de inovação tecnológica e empreendedorismo apresentam seus projetos, com destaque para os programas Startup Rio, Apoio a Projetos Científicos e Tecnológicos em Ciências Agrárias no Estado do Rio de Janeiro – AGRO, Apoio à Promoção de Indicações Geográficas no Estado do Rio de Janeiro, entre outros.

Para as rodas de bate-papo, a Faperj convidou a pesquisadora Cassia Pereira Coelho Bucher, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, que falou sobre seu projeto de implantação de uma biofábrica para produção de mudas de lúpulo no estado do Rio. Outros projetos apresentados foram os de José Adolfo Oliveira das Chagas, com um sistema de captura e utilização de CO2 em ambiente indoor, o CarbonAr; e de Paula Gebe Abreu Cabral, da Uenf, com o projeto de videotermometria na identificação precoce do câncer de mama, o MART.

Também participaram o professor José Barbosa Júnior, que falou sobre hortas na Floresta – inovação na produção e processamento de alimentos; Léo José, que contou as experiências de inovação na Rocinha; e a dupla Branca Milidiu e Vinicius Carvalho, que apresentaram o “Semente”, projeto para revelar novos talentos no ecossistema de inovação em comunidades.

E para aqueles que desejam abrir seus próprios negócios e não sabem como, o especialista Gonçalo Apolinário de Souza Filho está dando dicas de empreendedorismo como alternativa para Mestres e Doutores.

Para o presidente da Faperj, Jerson Lima, uma das missões mais importantes da Fundação é garantir o apoio a todo evento que promova a inovação tecnológica, que fomente a colaboração entre os setores produtivos, criando oportunidades de negócios.


"A inovação também é um importante veículo de fortalecimento da economia e do desenvolvimento de soluções aprimoradas para o enfrentamento dos desafios globais. Trata-se de apostar no papel crucial da tecnologia no avanço da sociedade e na melhoria da qualidade de vida da população", disse Lima.

Comments


bottom of page