Especialista aponta 5 razões para os crimes violentos
- Portal Notícias
- 21 de mar.
- 2 min de leitura

A escalada da violência em todo o país no governo Lula, devido à bandidolatria - aliada à uma legislação penal ultrapassada, que beneficia o bandido em detrimento da vítima -, tem se destacado pelo aumento no número de crimes violentos, principalmente em bairros de classe média alta. A pesquisadora Samira Bueno, diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, levantou cinco fatores principais que ajudam a entender o cenário em São Paulo, mas que parecem valer também para o Rio e outras grandes cidades. Confira os fatores a seguir.
O primeiro deles são os celulares, que viraram "agências bancárias no bolso". Com a popularização do Pix e de aplicativos bancários, o criminoso pode acessar contas bancárias e plataformas de compra com cartões de crédito cadastrados nos aparelhos, que também têm alto valor de venda. Além disso, o aparelho pode ser usado para estelionato e outros crimes.
O segundo fator é o aumento do número de armas em circulação. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de armas apreendidas no país aumentou 31%, o que indica que há muito mais circulando nas mãos de criminosos. Os números não são à toa. As fronteiras do país mais parecem peneiras, por onde circulam armamentos de guerra como fuzis, que passaram a ser usados no cotidiano das cidades em simples assaltos.
Em terceiro lugar a especialista cita as dificuldade na investigação dos crimes, visto que boa parte dos roubos e furtos de aparelhos de celular são cometidos por jovens de capacete e em motos sem placa ou com placas "frias", o que dificulta a identificação. Ou seja, se não houver prisão em flagrante, já era. É certeza de impunidade, o que representa um estímulo a mais para o vagabundo.
Em quarto, aparecem as novas tecnologias de proteção dos aparelhos. A cada dia os principais desenvolvedores de celulares tentam aprimorar medidas de segurança, com várias etapas para o desbloqueio. Samira destaca que apesar de positivo, essas camadas extras de segurança acabam deixando as vítimas mais tempo expostas aos criminosos, que costumam exigir a liberação dos aparelhos, o que pode resultar no uso de arma.
Por fim, existe a inexperiência de alguns bandidos, entre eles muitos menores que são usados por outros mais experientes e até por facções criminosas para cometerem assaltos, recebendo armas e veículos para o crime em troca da divisão do produto do roubo. A inexperiência, alerta a pesquisadora, pode aumentar as chances de disparo da arma.
Comments