Escolas municipais recebem a Comissão de Combate à Violência Infantil após denúncias de agressão e exclusão de alunos atípicos
- Portal Notícias
- 2 de abr.
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A Comissão Especial de Combate à Violência Infantil da Câmara Municipal do Rio realizou, nesta segunda-feira (31), uma visita técnica a duas escolas da rede municipal após denúncias encaminhadas por pais de alunos. A agenda foi convocada oficialmente pela presidência da Casa e contou com a presença dos vereadores Leniel Borel (PP), presidente da comissão, e Deangeles Percy (PSD).
Na Escola Municipal Arianna Vianna da Silva, em Senador Camará, os parlamentares receberam relatos de pais e responsáveis sobre agressões físicas cometidas por uma professora contra cinco crianças de 8 anos. Os casos já foram formalizados por meio de boletins de ocorrência apresentados ao gabinete de Leniel.
“Quando recebo o B.O. de cinco mães dizendo que seus filhos foram agredidos por uma professora, a primeira coisa que me vem à cabeça é: quantas outras crianças ainda estão sendo silenciadas? Isso é inadmissível. E o poder público precisa agir com firmeza. Essa comissão não vai se calar diante de episódios tão graves”, afirmou o vereador.
Mais cedo, a comissão também esteve na Escola Municipal Dom João IV, em Higienópolis, onde pais denunciaram a falta de vagas para crianças com deficiência. Segundo os relatos, muitas famílias enfrentam dificuldades para matricular seus filhos em turmas com suporte adequado. Leniel classificou a situação como “uma violação direta dos direitos dessas crianças”.
“Negar uma vaga a uma criança com deficiência é negar o futuro dela. É cortar pela raiz o que a Constituição garante como direito básico. O Rio de Janeiro não pode continuar fingindo que inclusão é só discurso. Nós vamos cobrar o que for preciso para mudar esse cenário”, disse o parlamentar.
Um relatório com as informações colhidas será encaminhado à 8ª Coordenadoria de Educação (8ª CRE) e à Secretaria Municipal de Educação, com pedido de providências imediatas.
A equipe da comissão também ouviu professores, diretores e outros profissionais das escolas para compreender os desafios estruturais e operacionais enfrentados no cotidiano educacional, principalmente no que diz respeito à prevenção e resposta à violência contra crianças.
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