top of page

Enel flagra mais de 350 “gatos” de energia em Magé durante operação

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Enel Distribuição Rio identificou 354 casos de furto de energia elétrica em Magé, durante nova etapa do projeto Energia Legal, realizada na última semana. A maioria das irregularidades (93%) foi registrada em residências, enquanto os 7% restantes ocorreram em estabelecimentos comerciais. A ação também envolveu troca de lâmpadas, atendimento móvel e palestras educativas sobre consumo consciente.


Desde 2019, quando o projeto começou, já foram detectados cerca de 29,3 mil furtos de energia em diferentes cidades fluminenses. Em Magé, além das fiscalizações, a Enel atendeu 219 clientes presencialmente, promoveu a substituição de lâmpadas antigas por modelos LED e ajudou 21 consumidores a negociar dívidas em condições facilitadas. Cerca de 232 pessoas participaram das palestras.


"O trabalho integrado das áreas da empresa tem gerado bons resultados no combate ao furto de energia. Gera benefícios para os clientes e melhora a operação", disse Irapuã Prates, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.


Conhecido como “gato”, o furto de energia é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além de multa e cobrança retroativa. A Enel reforça que a prática também compromete a qualidade do fornecimento, aumenta interrupções e representa risco real de acidentes graves.


Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo app da Enel Rio ou pelo número 0800 280 0120.

Commenti


bottom of page