Bonde de Santa Teresa volta a operar novo ramal nesta segunda (13), após Estado investir R$ 70 milhões na revitalização
- Portal Notícias
- 13 de jan.
- 2 min de leitura

O segundo trecho do ramal Paula Mattos do Bonde de Santa Teresa, desativado há mais de uma década, voltou a operar nesta segunda (13). O sistema voltará a operar até o Largo das Neves, de segunda a sexta, das 8h às 17h, atendendo moradores e turistas. O primeiro trecho já havia sido reaberto em agosto de 2024. O governador Cláudio Castro (PL) investiu R$ 70 milhões na revitalização do bonde, recuperando 1,7 km de trilhos e rede aérea, além de ampliar a frota e reforçar a equipe operacional.
A revitalização do sistema, iniciada em janeiro de 2024 pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, integra um pacote de ações para preservar o patrimônio histórico e melhorar a mobilidade na região.
"A reabertura do ramal Paula Mattos simboliza o nosso compromisso com a preservação da história e a melhoria da mobilidade urbana. O Bonde de Santa Teresa não é apenas um meio de transporte, é um patrimônio vivo que conecta gerações e encanta moradores e visitantes. Estamos devolvendo esse orgulho ao povo carioca", declarou o governador Cláudio Castro.
Três bondes fora de operação foram reformados, e a frota agora conta com oito veículos, ampliando a capacidade para mais 96 passageiros. Desde abril de 2024, 34 novos profissionais, incluindo motorneiros, auxiliares e supervisores, foram contratados para reforçar o serviço. Quando a revitalização completa for concluída, integrando o bonde ao trem do Corcovado, mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas.
"Acabou a espera. Hoje é um dia histórico para o Bonde de Santa Teresa. Estamos atendendo a uma antiga reivindicação da população e vamos continuar avançando. Ainda neste semestre, entregaremos a revitalização completa com o trajeto original até o Silvestre", afirmou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
Comments