top of page

Benfica, Maré e Ramos lideram ranking de roubos no Rio em 2024


Mapa feito pelo geógrafo Hugo Costa. Arte: Reprodução
Mapa feito pelo geógrafo Hugo Costa. Arte: Reprodução

Os bairros de Benfica, Bonsucesso, Higienópolis, Manguinhos, Maré e Ramos — todos na Zona Norte do Rio — concentram o maior número de roubos registrados na capital fluminense em 2024. É o que mostram dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) analisados pelo Diário do Rio, que consideram ocorrências como roubos de carga, veículos, pedestres e passageiros.


Na outra ponta da lista, estão regiões com índices bem mais baixos de criminalidade, como a Rocinha, na Zona Sul, e parte de Copacabana.


A explicação para o contraste é direta. De um lado, falta presença do Estado; do outro, sobra patrulhamento — ou controle territorial.


“No caso da Rocinha o Crime organizado administra a região. Com isso, eles evitam a prática de crimes para que não ocorra operações policiais na localidade. Já em Copacabana, o fluxo de pessoas voltadas para bens e serviços é maior, o que atrai maior policiamento. A cada esquina tem viatura da Polícia Militar. Isso comprova que a presença do Estado é efetiva na manutenção e na prevenção da ordem pública”, avalia o advogado criminalista Marcos Espínola.


Dados do ISP com todos os bairros | Arte: Reprodução
Dados do ISP com todos os bairros | Arte: Reprodução


Comments


bottom of page