Bacellar é reeleito por unanimidade na Alerj e ganha coro para disputar o governo em 2026
- Portal Notícias
- 3 de fev.
- 2 min de leitura

A política fluminense assistiu a um feito histórico nesta segunda-feira (3): Rodrigo Bacellar (União Brasil) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) com 70 votos – uma unanimidade inédita na Casa. Mas o que deveria ser apenas a confirmação do nome que seguirá no comando do legislativo até 2026 se transformou em um movimento político muito maior: Bacellar saiu da sessão com seu nome projetado como forte candidato ao governo do Rio.
A nova Mesa Diretora, que traz uma composição plural e representativa – com três mulheres ocupando vice-presidências –, une diferentes partidos sob o lema “Somos um só por um Rio melhor”. Até mesmo o PSOL, que tradicionalmente se opõe à base governista, apoiou a chapa depois de costurar compromissos em defesa dos servidores e da independência do legislativo.
A presença de Antonio de Rueda na sessão também não passou despercebida. O líder nacional do União Brasil acompanhou de perto a eleição e, nos bastidores, já se fala que o partido quer Bacellar como peça central no tabuleiro eleitoral de 2026.
Bacellar governador? Deputados fazem campanha aberta
Se a reeleição para presidir a Alerj foi um consenso absoluto, o futuro político de Bacellar já vem sendo traçado nos bastidores – e agora ganhou um empurrão público de parlamentares de peso. O primeiro a verbalizar a ideia foi Alan Lopes (PL): “Passado esse momento de eleição, é hora de você se posicionar como candidato a governador do Estado do Rio de Janeiro. Nós não temos mais tempo para esperar. O Rio conta com o senhor”.
A força política de Bacellar ficou evidente ainda no discurso de Dionísio Lins (PP), que brincou ao afirmar que seu voto valia por dois: "Meu voto é sim para Bacellar presidente da Alerj e sim para conselheiro do TCE”.
O discurso só não foi endossado por Douglas Ruas (PL), que cravou: "Não queremos ele no TCE, queremos o rosto dele na urna eletrônica para governador do estado do Rio de Janeiro em 2026. É pra isso que o PL vai trabalhar”.
Mas os discursos foram além da articulação política. Parlamentares da base e da oposição reconheceram a capacidade do presidente reeleito em manter a Casa em harmonia e garantir a independência da Alerj. Até Carlos Minc (PSB), experiente no parlamento, admitiu: "Participei de muitas votações, mas nunca houve unanimidade. Toda unanimidade é burra, mas o presidente Bacellar filosoficamente me convenceu do contrário”.
Os próximos passos
Com a recondução ao cargo consolidada e uma base política robusta, Rodrigo Bacellar se projeta para o futuro como um nome incontornável no tabuleiro político do Rio. Se será candidato ao governo em 2026, ainda é uma incógnita. Mas que há um movimento forte para levá-lo até lá, isso é inegável.
Por ora, a unanimidade na Alerj não apenas reafirma sua liderança, mas sinaliza que o nome de Bacellar já está em peso na mesa.
Comments