top of page

Alerj terá ciclo de palestras para capacitação em educação legislativa e direitos humanos

Evento acontece a partir da próxima terça-feira (7), na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj).

Por Redação


A Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) realiza, a partir da próxima terça-feira (07/05), o Ciclo de Capacitação em Educação Legislativa e Direitos Humanos. O objetivo principal do evento é qualificar servidores da Alerj para identificar e analisar casosde racismo, machismo, LGBTfobia e demais formas de preconceito; promover visibilidade às diversidades; e colaborar para a garantia e promoção dos direitos humanos no âmbito do Legislativo.


Ao todo, serão quatro encontros comandados por professores especializados no tema. O evento terá formato híbrido e, para participar, presencialmente ou remotamente, os interessados deverão realizar sua inscrição até o dia 5 de maio através dos links https://bit.ly/49IAGuZ ou https://tinyurl.com/2p9xdy67 .


O primeiro encontro, no dia 7, abordará, entre outros temas, Gêneros, Sexualidades e Educação; Conceito e Contextualização de Diversidade sexual e de Gênero; LGBTfobia: Enfrentamentos, Barreiras e Repercussões no âmbito da Sociedade Brasileira; e Gênero e Sexualidades no âmbito do Legislativo. As palestras serão comandadas pelas professoras Márcia Viana, Ariane Senna, Bruna Accioli, Edilaine Cassiano e Sabrina Jardim, que atuam como assessoras técnicas do Programa Estadual Rio Sem LGBTIfobia.


No dia 9, a convidada é a professora Clarissa da Costa, graduada em Normal Superior pela Universidade Cândido Mendes e Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Clarissa é especialista em Relações Étnico-raciais e Educação pelo CEFET/RJ e em Psicopedagogia Aplicada à Escola (Unifeso), além de ser pesquisadora no grupo de pesquisa Grupo de Estudos Multiculturais (GEM). Os temas abordados serão: Relações Étnico-Raciais e Educação; Conceito de Raça nas Ciências Sociais e Letramento Racial; Racismo como Elemento Estruturante da Sociedade Brasileira; Racismo no Serviço Público; e Educação Antirracista.


Dia 15 de maio, o Ciclo abordará, entre outros temas, a Educação Democrática para os Direitos Humanos. Quem comandará a palestra será a professora pedagoga Viviane Moraes, especialista em Educação Superior e Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, ela é pesquisadora do Grupo de Políticas Públicas de Educação e do Núcleo de Estudos em Educação Democrática.


No dia seguinte, 16 de maio, o Ciclo será fechado com a participação da coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo (Elerj), Adriana Valle Mota, pedagoga e Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense (UFF). Adriana vai falar sobre as relações de Gênero e Educação e as práticas pedagógicas de enfrentamento de discriminações de gênero, além de fazer um breve histórico do movimento feminista no mundo e no Brasil.


Para quem for participar do Ciclo de Capacitação presencialmente, todos os encontros serão realizados na sede da Alerj - Rua da Ajuda, 5, 2º andar, Centro do Rio -, das 10h às 13h. Para assistir remotamente, as palestras serão transmitidas na página da Elerj no Youtube (youtube.com/escoladolegislativorio). A certificação, válida para o Relatório de Atividades Complementares – RAC, será realizada por cada palestra. O certificado será enviado para o e-mail cadastrado no ato de inscrição em até 15 dias após o término de cada atividade.


SERVIÇO


Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro

Rua da Ajuda, nº 5, 2º andar. Auditório.

Inscrição: Até 5 de maio de 2024, por ordem cronológica de solicitação

Certificação: 

a) Modalidade presencial: Será certificado o aluno que assinar a lista de presença no dia da palestra.

b) Modalidade à distância: O aluno receberá certificado para cada palestra após enviado um resumo referente aos temas abordados até 20 de maio para o link https://forms.gle/GfyUqNDmwdMbTMth8 

Informações adicionais: (21) 2588-1144 ou 2588-8486 (Elerj).

Kommentare


bottom of page