Alerj cria prêmio literário para estudantes
- Portal Notícias
- 5 de abr.
- 2 min de leitura

A comenda Narcisa Amália de Literatura e Jornalismo será destinada a estudantes do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas sediadas no Rio, que se destacarem na produção literária e de jornais escolares. A regulamentação consta no Projeto de Resolução 1.023/24, de autoria da deputada Carla Machado (PT), que foi aprovado na Alerj nesta quinta-feira (27/03), em redação final. A medida será promulgada pelo presidente Rodrigo Bacellar (União) e publicada no Diário Oficial nos próximos dias.
O prêmio contemplará produções literárias e jornalísticas elaboradas pelos estudantes, distribuídas em três categorias avaliadas separadamente: poesia, crônica e jornal escolar. A Alerj publicará coletânea das produções selecionadas a cada edição do prêmio, em formatos digital e, havendo disponibilidade orçamentária e interesse público, também será produzida em formato impresso.
Serão concedidos diplomas e premiações aos primeiros colocados de cada categoria. Havendo disponibilidade financeira, a Alerj poderá conceder premiação em dinheiro aos primeiros colocados de cada categoria, em valores a serem estabelecidos pela presidência.
Também será de competência da presidência da Casa a indicação dos servidores responsáveis pela organização da premiação. O regulamento do concurso será publicado no Diário Oficial, contendo as normas, cronograma, instruções para inscrição e demais informações pertinentes.
Avaliação
A comissão avaliadora deverá ser composta por cinco pessoas dos meios acadêmico, literário ou jornalístico, convidadas em virtude da sua produção e expertise cultural ou científica. O trabalho dos participantes da comissão será considerado ação relevante para a sociedade, e não será remunerado.
A avaliação das produções deverá contemplar, ao menos, critérios de criatividade, originalidade, adequação ao gênero textual, e domínio da língua portuguesa e, no caso dos jornais escolares, critérios técnicos e éticos específicos do jornalismo.
A premiação será realizada no primeiro semestre de cada ano, preferencialmente no mês de abril, em consonância com a celebração do aniversário de Narcisa Amália em 03 de abril.
Poeta, tradutora, crítica literária, educadora, jornalista, Narcisa Amália de Campos nasceu em São João da Barra, no Norte Fluminense, em 1852, passou boa parte da vida em Resende, e faleceu na capital fluminense em 1924.
Comments