top of page

Alerj concede a Nicola Miccione Título de Cidadão Benemérito do Rio


A Alerj concedeu, nesta semana, o título de cidadão e benemérito ao Secretário da Casa Civil, Nicola Miccione. A honraria, proposta pelo deputado estadual Fred Pacheco (PMN), reconhece a contribuição de Miccione para o desenvolvimento do Rio de Janeiro desde que assumiu a pasta, em setembro de 2020. A cerimônia aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento fluminense, e contou com a presença de deputados, secretários e prefeitos do Estado.


Advogado concursado do Banco do Nordeste do Brasil, onde fez carreira em diversas áreas, incluindo a diretoria de Controle e Risco, Nicola também possui um excelente histórico acadêmico e profissional, com formação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Direito Processual Civil, pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará – ESMEC e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo.


Marcos históricos


Desde sua nomeação, Miccione esteve à frente de projetos estratégicos que marcaram a administração estadual. Entre suas realizações destacam-se a concessão da Cedae, a retomada das obras do metrô da Gávea, a gestão do Maracanã e a implementação do programa Pacto RJ, iniciativas que visam modernizar a infraestrutura e alavancar a economia fluminense.


O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União), destacou o trabalho de Miccione na gestão pública. “Nós tivemos a missão de resgatar as finanças do Rio e avançar em frente ao Estado. Só quem está do outro lado do balcão sabe o equilíbrio necessário para decidir um estado sob regime de recuperação. Ao seu lado, aprendi muito. Sua firmeza foi fundamental para entregarmos obras importantes graças ao leilão da Cedae, realizado sob sua liderança. Uma honra ser seu amigo e testemunhar sua dedicação", disse.


Já o autor da homenagem, Fred Pacheco (PMN), ressaltou a visão estratégica de Nicola e sua capacidade de transformar desafios em soluções: “No Legislativo, sempre foi um parceiro comprometido com o equilíbrio das demandas entre os poderes. Sua gestão objetiva e ágil mostra que é possível fazer a diferença no setor público. Hoje, ao concedermos este título, celebramos não apenas sua trajetória, mas o impacto positivo que traz para o estado. Quem ganha é o Rio de Janeiro".


Reconhecimento


Diversas lideranças presentes na cerimônia enalteceram as qualidades do homenageado como gestor e articulador. Marlon Cordovil, membro do Ministério Público, destacou sua capacidade de construir soluções. "Nicola sempre atua de forma decisiva, evitando judicializações desnecessárias e beneficiando o cidadão, o governo e o MP. Sua atuação merece nossa admiração e respeito", comentou.


Já o desembargador José Carlos Maldonado também elogiou o homenageado, mencionando que Nicola ultrapassa suas atribuições diárias, participando ativamente dos atos administrativos e deixando sua marca em cada decisão.


Marcio Pacheco, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, enfatizou o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de Nicola: “Sua família tem orgulho de você, e nós, do Estado, também. Nicola é uma ponte que liga instituições, trazendo honestidade e transparência para o que faz. Minha principal função no TCE é fiscalizar as contas do Estado, e tudo que vem do Nicola tem honestidade e transparência”.


Em vídeo, o governador Cláudio Castro deixou sua mensagem: “Nicola, você veio do Norte para fazer a diferença no Rio. Sua família e o estado estão orgulhosos do homem e profissional que você é".


Ao receber o título, Miccione destacou que escolher o Estado do Rio como casa foi a grande decisão de sua vida. "Recebo este título com o compromisso de continuar contribuindo para o desenvolvimento, a valorização e o fortalecimento deste Estado em tudo o que estiver ao meu alcance. Quero continuar somando esforços para que esta terra, que agora oficialmente também é minha, possa brilhar cada vez mais e proporcionar a todos os seus filhos oportunidades dignas, justiça social e qualidade de vida", discursou.


O secretário também expressou que a Casa Civil está fazendo história com grandes conquistas para o Estado e sua admiração pelo povo fluminense. "Nestes quatro anos à frente da Casa Civil, tiramos grandes planos do papel. Projetos que contribuem para o desenvolvimento econômico do Rio e que estão aprimorando a gestão da máquina pública. Mais eficiência, mais resultados”, pontuou.


Estiveram presentes na homenagem os deputados Danniel Librelon (REP), a 2ª vice-presidente da Alerj, Tia Ju (REP), Chico Machado (SDD), Alan Lopes (PL), Célia Jordão (PL), Giovani Ratinho (SDD), Dionísio Lins (PP), Fábio Silva (União), e Jorge Felippe Neto (Avante). O ex-presidente da Casa, André Ceciliano, também marcou presença.

Comments


bottom of page