top of page

Abandono da Praça Paris: revitalização da prefeitura do Rio vira fiasco

Bueiros entupidos, portões danificados e papelão para esconder parte interna do banheiro. Foto: AMAG
Bueiros entupidos, portões danificados e papelão para esconder parte interna do banheiro. Foto: AMAG

Um dos cartões-postais da Glória, a Praça Paris, recentemente "revitalizada" pela Prefeitura através do programa Revitaliza.Rio, já apresenta sinais claros de abandono. Após um processo que durou mais de um ano e foi concluído em dezembro de 2024, moradores e turistas enfrentam alagamentos, falta de iluminação e a ausência de funcionários fixos da Comlurb dedicados exclusivamente ao local. As informações são do Diário do Rio.


As chuvas recentes transformaram partes da praça em verdadeiras piscinas, expondo falhas estruturais. Além disso, cerca de 60 luminárias e postes desapareceram, deixando o espaço mal iluminado e inseguro à noite. Apesar de promessas de revitalização, problemas como falta de bancos, lixeiras, buracos nos gradis e um chafariz inoperante ainda persistem.


O caso da cabine da Guarda Municipal é mais um símbolo do improviso: o banheiro, com paredes de vidro, teve papelão improvisado pelos próprios agentes para evitar visibilidade de fora para dentro.


Wilson Guedes, presidente da Associação de Moradores e Amigos da Glória (AMAG), critica o descaso e aponta que a revitalização foi parcial e ineficaz. "Nós da AMAG estamos numa batalha desde 2021, através de um Abaixo-Assinado com 1.240 adesões solicitando Revitalização da Praça Paris. Quando entregamos o Abaixo-Assinado o então Secretário do Meio Ambiente Eduardo Cavaliere, hoje Vice-Prefeito, nos prometeu uma Revitalização ampla e o que aconteceu via Revitaliza.Rio foi uma Revitalização muito Parcial, como pode ser visto por tudo que falta ser revitalizado. Em função do exposto, gostaríamos de ver esta Revitalização concluída antes da Praça completar 100 anos”, disse.


A situação da praça reflete uma gestão que parece se preocupar mais com inaugurações simbólicas do que com a manutenção a longo prazo. Em nota, a Prefeitura através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, informou que “irá enviar uma equipe ao local para fazer as devidas manutenções. A Guarda Municipal do Rio atua diariamente na Praça Paris. Com guardas fixos e apoio de outras equipes de unidades operacionais. Sobre a cabine mencionada, a GM-Rio vai verificar a questão da vedação da janela do banheiro. A Rioluz realizou vistoria, identificou um circuito desarmado e a iluminação pública no local já foi normalizada. A Praça Paris é limpa regularmente pela Comlurb. O corte da grama é realizado a cada 10 dias e os ralos são limpos mensalmente. A Comlurb fará os ajustes necessários nos bancos. A Companhia de limpeza solicita aos frequentadores que colaborem com a manutenção da praça e não descartem lixo em local indevido“.


Prestes a completar 100 anos, a Praça Paris merece mais do que desculpas e promessas. Se nem um espaço icônico e histórico do Rio de Janeiro é tratado com o devido cuidado, o que esperar de outras áreas públicas? Afinal, o que foi vendido como solução está se tornando mais um retrato do descaso.

Comentarios


bottom of page